MINA DA PASSAGEM (mina de ouro):

Em 1719 os Bandeirantes descobriram o primeiro veio de ouro em Passagem. Até então a extração era feita em bateias ao longo do Rio Doce e Ribeirão do Carmo.

O Ciclo do Ouro, muito bem definido na história brasileira, teve início em 1695 e terminou (quando o ouro tomou um plano secundário na economia brasileira) por volta de 1800. Nesse período foram extraídas, aproximadamente, 1420 toneladas métricas de ouro no mundo todo. Somente a capitania de Minas Gerais e, mais especificamente, em Ouro Preto e Mariana, contribuíram com 700 toneladas (50% do total!).

Em 1927 foi constituída a Companhia Minas da Passagem, operando regularmente até 1954, quando a falta de capital, a conjuntura inflacionária, o preço irreal do ouro (US$ 35.00/onça-troy) e a obrigatoriedade de vender a totalidade da produção ao Banco do Brasil, tornaram a lavra inviável economicamente.

Em 1979 foi criada, à visitação turística, a Mina do Fundão (parte do complexo mineiro conhecido como Minas da Passagem), revelando-se um sucesso e funcionando ininterruptamente até presente data.

É a maior mina de extração de ouro aberta à visitação turística do mundo.

 

MINA DE EXTRAÇÃO DE TOPÁZIO IMPERIAL

Localizada no Distrito de Antônio Pereira, considerado o único local no mundo no qual é encontrado esse mineral em condições econômicas viáveis. O Topázio Imperial é uma pedra preciosa de beleza impressionante e muito rara na natureza.

 

GRUTA DE NOSSA SENHORA DA LAPA (distrito de Antônio Pereira)

Distante de Mariana 13km, Antônio Pereira vive sobre um lugar que guarda entre as montanhas, a arquitetura formada pela natureza e a riqueza das pedras preciosas de Topázio Imperial.

Alguns mineradores comercializam seus “achados”. Os preços variam de acordo com a cor e tamanho das pedras.

Próximo à entrada da gruta encontram-se as ruinas da Igreja de N. S. da Lapa (queimada em 1800) na qual, segundo os moradores, ainda pode-se ver a imagem da Santa em uma de suas paredes.

A chegada à Gruta é feita por um portão do séc. XVIII, doado pelo imperador D. Pedro II. Com uma extensão de 72m, visitam-se seis salões interligados por frestas ou corredores (iluminados artificialmente, com escadas e pisos, o que facilita a visitação e auxilia na conservação do patrimônio. Ao lado da gruta existe uma mina de extração de Topázio Imperial.

 

CACHOEIRA DO BRUMADO

É um distrito de Mariana com aprox. 2.300 habitantes. Destaca-se a cachoeira com 14 metros de altura no Rio Brumado.

Possui infraestrutura para receber turistas (pousadas, bares e restaurantes).

Ao lado da cachoeira existe uma fábrica de artesanatos em pedra-sabão onde a visitação e a comercialização de seus produtos é permitida e muito apreciada pelos visitantes.

A pedra sabão, também conhecida como pedra de talco, de baixa dureza por conter grande quantidade de talco em sua composição. Variando de cinza a verde, a pedra é praticamente impenetrável, não sendo afetada por substâncias alcalinas ou ácidas, é extremamente resistente a altas ou baixas temperaturas. A título de curiosidade, o Cristo Redentor (localizado no Rio de Janeiro) é totalmente revestido por chapas de pedra sabão desde sua construção em 1926, estando em perfeitas condições, apesar das intempéries.

 

Roteiro Emoções

Duração: 7 horas

Pessoas: mínimo 2

Valor: R$ 150,00 por pessoa

Guia: sim

Obs.:

 

Reserve agora:

Informações: · ingressos, taxas de visita, entradas, passagens ou refeições não inclusos; · transporte (vans ou automóveis executivos) com guia local especializado; · para grupos maiores ou menores, consulte-nos; ∙ aceitamos todos os cartões de crédito; ∙ todos os passeios são coletivos; ∙ oferecemos passeios privados – sob consulta; ∙ reservas com 30% como adiantamento; ∙ para todos os roteiros: visitação aos principais monumentos históricos, praças, museus, igrejas;

Ourotour - arimpo Antônio Pereira

Avaliações

Ainda não há avaliações.

Faça uma avaliação

Classificação